O User Experiance Design (UX DESIGN), é uma área da comunicação que abrange todos os aspectos da interação do usuário com a empresa, marca, seus serviços e produtos. É um assunto muito abordado entre os designers e gestores do meio digital, e é um trabalho muito importante para as empresas que trabalham ou tem seus serviços divulgados na internet.
O intuíto do UX Design é tornar a experiência do usuário com a marca ou empresa, algo realmente inesquecível e efetivo.
O requisito básico para um excelente UX Design, é atender às necessidades específicas do usuário/cliente. É necessário usar elementos visuais, diagramação e arquitetura que realmente reflita o que o usuário espera. Usar um pouco de minimalismo é importante, a simplicidade e elegância produzem uma linguagem que transmitem o sentimento de importância e posse ao usuário em relação a empresa.
Mas, vale lembrar que o trabalho de um bom UX Design, vai além da experiência com o usuário, sim, é um processo que envolve a equipe digital. Quase sempre é necessário reuniões com o planejador, programadores, gerentes de marketing digital e gerentes de projetos, para definir os próximos passos para a otimização do UX design da empresa. É um trabalho que vai muito além de dar aos usuários o que eles apontam que querem, é um ciclo constante, que envolve testes de interatividade, tecnologias da navegação, estudo de comportamento, análises de origem e efetividades de conversões, e até mesmo, o que seu usuário fará depois de ser impactado por sua marca.
Segundo um artigo da SmashingDesign, uma experiência não pode ser desenhada. Mas, existem inúmeras técnicas e metodologias que podem impactar de maneira positiva e fazer a diferença. Então, faça contantes testes, e você estará sempre um passo a frente de seu usuário.
Vejam dois vídeos que tratam um pouco sobre o que os profissionais de UX e UI design realmente fazem:
ILUVUXDESIGN part II from lyle on Vimeo.
Fonte: RCastroDesign